Loading...

Briskcom - O QUE É PMU E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA NO MONITORAMENTO DA REDE ELÉTRICA DO BRASIL

Introdução

Se você atua no segmento de transmissão de energia, possivelmente já ouviu falar sobre PMU. Esta tecnologia, que vem mudando a maneira como os operadores do sistema elétrico monitoram a operação da malha elétrica, cada vez mais vem ganhando força e admiradores e, em breve, fará parte das exigências operacionais de toda a malha de transmissão e de geração do país.

Se você não conhece a PMU, indico fortemente que siga por aqui para conhecer e se inteirar sobre o assunto, e você que já conhece, clique no menu inicial e vá direto para a última sessão do artigo (PMU por satélite? Sim, é possível).

 

Mas afinal, o que é PMU?

A visibilidade do sistema de energia elétrica é fundamental para as entidades que regulam, fiscalizam e operam o sistema elétrico brasileiro, e para executar esta ação, uma das tecnologias que vem se destacando é a dos Sistemas de Medição Fasorial Sincronizada (SPMS – Synchronized Phasor Measurement Systems).

Os SPMS são plataformas que permitem a obtenção de medidas elétricas de tensão e corrente, com informações de magnitude e fase, obtidas em altas taxas de aquisição e referenciadas na mesma base de tempo, cuja representação é dada por sincrofasores.

PMU é a sigla para Phasor Measurement Unit, em português, Unidade de Medição Fasorial, e é o nome dado ao equipamento usado para medir a amplitude e o ângulo de fase de grandezas elétricas em tempo real.

A medição fasorial síncrona propicia a leitura, em um mesmo instante, de tensões e de correntes e de seus respectivos ângulos de fase, nas extremidades de uma linha de transmissão. As unidades de medição fasorial, PMU, fazem a coleta de até 60 amostras por segundo e adiciona a elas, um selo de tempo, tornando possível o monitoramento da dinâmica dos sistemas elétricos. As amostras coletadas são enviadas para um concentrador de dados denominado PDC – Phase Data Concentrator. Para sincronização entre PMUs e PDC é necessária a utilização de uma fonte de sincronismo, por exemplo, a fornecida pelo GPS (Global Positioning System).

A plataforma irá identificar e classificar os eventos e fornecer a visualização gráfica em tempo real, propiciando subsídios para mitigar as consequências de distúrbios, para as aplicações de proteção sistêmica da rede, para programas de análise de estabilidade da tensão elétrica, etc. Tais características são extremamente úteis para o ONS, tendo em vista a alta complexidade da malha do SIN – Sistema Interligado Nacional.

 

Por que o PMU é tão importante para o ONS

Mas você pode se questionar, mas não existem outras ferramentas e sistemas que já realizam estas medições? A resposta é sim, existem, mas não com a mesma eficiência.

A ocorrência de uma perturbação em um sistema de energia elétrica causa a degradação dos indicadores de qualidade de tensão e frequência, como consequência da resposta dinâmica do sistema. Os danos causados pela perturbação podem acarretar, desde a degradação da qualidade da energia elétrica local até grandes blecautes, com consequências que podem alcançar todo o sistema interligado.

Na ocorrência de um evento, os sistemas locais de proteção e controle atuam visando isolar o problema e mitigar os seus impactos. Entretanto, eventos de larga escala causam grandes desequilíbrios entre carga e geração e, mesmo com a atuação destes sistemas de proteção e controle, seus impactos podem ser observados em todo o sistema elétrico, sendo necessárias ações de controle sistêmico para evitar que se alastrem pelo sistema.

Como já mencionado, um PMU fornece até 60 medições por segundo, muito mais que o tradicional sistema SCADA, que fornece um número infinitamente menor. Este volume de informações permite que a rede elétrica seja supervisionada e não apenas monitorada. Em outras palavras, as ferramentas atuais os operadores podem detectar os problemas, mas não conseguem encontrar, com eficiência, exatamente onde o problema está acontecendo, se limitando assim a ações corretivas e não preventivas.

Essas características do PMU conferem agilidade, visibilidade e confiabilidade ao setor, por isso é extremamente útil para o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), pois através dele é possível visualizar e atuar rapidamente para solucionar eventuais problemas em toda a rede.

Atualmente o PMU é exigido apenas para subestações de transmissão acima de 230kV, mas o nível de visibilidade que ele oferece é tão grande e importante, que já surgem especulações de que em um futuro breve o ONS passará a exigir a ferramenta também para transmissoras de menor porte, e mais, até mesmo agentes de geração podem passar a ter esta obrigatoriedade, assim como já acontece em muitos países, o Chile é um exemplo disso.

 

PMU por satélite? Sim, é possível

Até agora a utilização de conexão via satélite para a operação de PMU parecia inviável. Assim como em outras comunicações, o ONS estipula requisitos mínimos de telecomunicações que precisam ser atendidos, entre eles está a latência que, aparentemente inviabilizaria a utilização de enlaces por satélite.

Mas a Briskcom resolveu mudar este cenário. Em conjunto com a equipe do Projeto Medfasee da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) desenvolvemos uma solução, utilizando transmissão de dados por satélite, inicialmente operando em banda C planejada e posteriormente banda Ku, solucionamos assim o entrave da latência. E o melhor, nossa solução foi testada e aprovada pelo ONS.

A solução pioneira visa criar uma nova alternativa para os agentes do setor, afinal a comunicação satelital oferece dois diferenciais importantes, a abrangência, pois as telecomunicações via satélite chegam com alta disponibilidade onde outros meios têm dificuldade ou não tem interesse de chegar, e a alta confiabilidade, pois como não conta com extensa infraestrutura terrestre, tem poucos pontos passíveis de falha.

Assim como em todas as soluções da Briskcom, a customização é parte do projeto e estamos prontos para ouvir a sua demanda e juntos arquitetarmos a solução ideal para a sua operação. Conheça as nossas soluções e vamos conversar?

 

Clique aqui e leia mais
Briskcom

Há 21 anos desenvolvendo soluções de conectividade para empresas com operação em todo o Brasil.

Estas são algumas das empresas que ajudamos ao longo da jornada:

Confiabilidade

Especialistas em operações de missão crítica

Somos especializados em desenvolver soluções de conectividade para empresas com operação em ambientes de missão crítica, onde pequenos erros podem se tornar grandes problemas e a qualidade total da prestação de serviços é um pré-requisito.

Solicite uma proposta

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site você aceita a utilização. Leia nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.